Um fazendeiro encontra uma aranha raríssima na China

Um fazendeiro encontra uma aranha raríssima na China

No sudoeste da China, um fazendeiro deu de cara com uma espécie rara de aranhas. Caracterizada por um "disco preso ao abdômen", ela pertenceria a uma espécie que só foi observada 6 vezes no país nos últimos 15 anos.

É impressionante o que um fazendeiro fez na província de Sichuan no sudoeste da China. Enquanto ele trabalhava em sua plantação em novembro de 2016, ele cruzou com pequena aranha que não era como as outras. Se ela ostentava oito patas e duas quelíceras como todas as suas congêneres, é no nível do ventre que ela destacava-se.

O abdome apresentava uma base redonda e plana como se fosse um disco. Observando o espécime, o fazendeiro acreditou , no início, que  se tratava de uma espécie de relíquia. Mas depois ele constatou que o animal estava vivo. Intrigado, o homem chamado Li Wenhua, segundo a mídia chinesa, capturou  o aracnídeo e o levou pra casa.

 

Uma espécie muito rara

 

Depois de ligar para seus vizinhos para observarem o espécime, o fazendeiro pesquisou na internet e conseguiu identificar o aracnídeo. Ela pertence ao gênero Cyclocosmia que reúne justamente os espécimes migalomorfos caracterizados por um abdômen que termina em um disco rígido cujo motivo varia de uma espécie à outra.

 

Procurado pelo site People's Daily Online, um especialista do Museu dos Insetos no oeste da China, Zhao Li, confirmou essa identificação.  Segundo ele, trata-se mais precisamente da espécie Cyclocosmia ricketti. Muito rara, apenas seis espécies dessa espécie foram observadas desde os anos 2000 quando ela foi descoberta no Sichuan.

 

“Esse aracnídeo é de um alto valor científico e uma espécie extremamente rara na província de Sichuan”, explicou Zhao Li, acrescentando  que ele tentou por diversas vezes encontrá-la sem sucesso.

Leia também
Ela faz uma descoberta terrível ao querer comer uma banana

 

Esta pode ser a primeira vez que ela é encontrada tão ao norte, já que ela normalmente habita regiões mais ao sul, nas províncias de Fujian e Zhejiang.

 

 

Habitante de tocas

 

A raridade da aranha explica-se em parte pelo seu modo de vida. Os cyclocosmia são as aranhas do tipo exploratórias.  Isso significa que elas vivem principalmente nos terrenos subterrâneos  fechados por armadilhas e passam a maior parte do tempo enclausuradas. Elas são relativamente pequenas.

 

Segundo estudos recentes, as aranhas podem sobreviver a temperaturas de até 13°C. Mas faz muito mais frio no inverno em Sichuan, o que sugere que a sua capacidade de sobreviver a temperaturas glaciais pode estar sendo subestimada. Os Cyclocosmia fazem parte dos aracnídeos mais antigos da China. Segundo Zhao Li, descrições correspondentes foram encontradas no Er ya, o mais antigo dicionário chinês já escrito.

• Mayã Garcia Garcia
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações