Aracnofobia: tratamento, sintomas, o que é isso?

Aracnofobia: tratamento, sintomas, o que é isso?

Aracnofobia é definida como medo excessivo e irracional de aranhas. Se é uma das zoofobias mais comuns no Ocidente, é mais raro em outras partes do mundo...

O que é aracnofobia?

Parte da família das fobias, a aracnofobia é um distúrbio psicológico caracterizado por um medo irreprimível das aranhas.

Esse medo pode ser mais ou menos intenso dependendo do indivíduo. Ele pode acontecer quando a pessoas está próxima de uma aranha, mas muitos aracnofóbicos também ficam muito ansiosos ao ver imagens de aranha, às vezes a ponto de ter que sair de uma sala de cinema se uma aranha aparecer na tela, por exemplo. Eles também podem ter medo por antecipação e passar longos períodos verificando se não entrou nenhuma aranha cada peça da mobília da casa, antes que eles possam relaxar...

Os sintomas da aracnofobia

O principal sintoma da aracnofobia é o aparecimento de ansiedade aguda na presença de uma aranha e / ou na sua menção, que pode se manifestar de diversas formas: grito, choro incontrolável, sentir-se paralisado (ou, pelo contrário, fugir impulsivamente, tanto quanto possível, da aranha), taquicardia, desconforto ou até desmaio em alguns casos...

Outro sinal clássico de aracnofobia: manobras de evitação para minimizar o risco de cruzar com uma aranha. Um aracnofóbicos pode evitar muitos convites (churrasco, vida no campo), exceto no inverno, nessa temporada não é propício o aparecimento de aranhas.

As causas da aracnofobia

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Às vezes, a aracnofobia está ligada ao trauma durante a infância, como uma dolorosa picada de aranha, mas está longe de ser sistemática. Atualmente, as causas exatas da aracnofobia ainda são bastante misteriosas e são objeto de várias teorias. Uma das mais difundidas é o medo das aranhas a um fenômeno cultural.

Na idade média, as aranhas eram (erroneamente) consideradas vetores da Peste Negra no Ocidente. Esse medo poderia permanecer enraizado na sociedade e teria sido reforçado pela imagem transmitida, muitas vezes, negativa das aranhas por livros e muitos filmes (Aracnofobia ou a aranha gigante em O Senhor dos Anéis). Isso também explicaria por que a aracnofobia é tão rara na África e na Ásia, onde a aranha é percebida de forma mais positiva.

Quais são os tratamentos para a aracnofobia?

A aracnofobia pode ser difícil, mas há soluções como as terapias cognitivo-comportamentais, geralmente eficazes para domar o medo de alguém. A hipnose é também uma opção para acalmar a fobia das aranhas.

Danielle Pereira
Sem Internet
Verifique suas configurações