Aquafobia: tratamento, sintomas, o que é?
Aquafobia: tratamento, sintomas, o que é?

Aquafobia: tratamento, sintomas, o que é?

A aquafobia, mais raramente chamada hidrofobia, é uma fobia comum caracterizada pelo pânico de água. Sem tratamento, este problema de ansiedade pode ser incapacitante.

O que é a aquafobia?

A aquafobia é um problema psicológico da família das fobias. Ela pode definir-se como um medo irracional e excessivo de água. Segundo os indivíduos, isso não acontece apenas em águas profundas como os lagos, mares e oceanos. Nas formas muito severas, mesmo a água de banheiras ou de chuva podem desencadear uma ansiedade. Os aquafobes podem sentir-se angustiados pela simples evocação da água.

Os principais sintomas da aquafobia

O principal sintoma da aquafobia é uma angústia irrepreensível, desencadeada para a presença ou evocação da água. Este medo irracional pode levar a diferentes manifestações físicas, como taquicardia ( aceleração do ritmo cardíaco), tremores, palidez, sudorese, dificuldade de respirar, vertigens e perda de consciência. É possível notar que o aquafobe tenta evitar a água para não ser confrontado com o objeto de seu medo: ele pode recusar um emprego perto do mar, por exemplo, declinar todos os convites para praia ou piscina, etc.

As causas da aquafobia

A causa da aquafobia nem sempre é simples a determinar mas, segundo os indivíduos, ela pode estar ligada a um traumatismo psicológico ligado à infância. Ela pode, por exemplo, estar ligada a um acidente ( queda na água ), principalmente se a criança não sabe nadar: o medo e o sentimento de impotência pode ficar na memória, a ponto de provocar um problema de ansiedade na vida adulta.

Quais são os tratamentos de aquafobia?

É aconselhável consultar o psicoterapeuta se a aquafobia perturba profundamente a vida cotidiana. De maneira geral, os psicoterapeutas comportamentais e cognitivos conseguem bons resultados, ajudando os acrofobes a se confrontar progressivamente com a água. Uma psicanalista pode ser útil: ela pode determinar a origem exata da aquafobia para melhor combatê-la.

Outro tratamento possível: a hipnose, cada vez mais utilizada contra as fobias. Enfim, pode-se notar que as piscinas municipais e os centros náuticos propõem estágios contra a aquafobia, com a vigilância de um profissional, para aprender a nadar e ajudar a domar o medo de água.

Escrito por Raposo Gabriela

Sem Internet
Verifique suas configurações