Apex Legends sofre queda brusca e perde 75% do número de jogadores

Apex Legends sofre queda brusca e perde 75% do número de jogadores

Um dos games mais populares da história sofreu uma queda brusca no número de jogadores nos últimos dois meses.

Após o pico, a queda

O jogo Apex Legends surgiu do nada no mundo dos games e conquistou milhões de jogadores no mundo todo. Há pouco tempo atrás, o fenômeno Apex já contava com mais de 40 milhões de jogadores ativos, tendo se consagrado como um dos jogos que mais fizeram sucesso em um curto espaço de tempo. Porém, o sonho da desenvolvedora e distribuidora durou também por pouco tempo. Nos últimos dois meses de março e abril, Apex assistiu a uma queda muito brusca no número de jogadores; uma nova pesquisa divulgou que cerca de 75% dos jogadores abandonaram o game.

Em fevereiro, Apex Legends subiu ao topo dos jogos mais assistidos na plataforma de streams Twitch; contudo, agora o medo da EA, distribuidora do game, é de que tudo não passava de uma moda passageira. Até mesmo na economia o jogo teve sua influência: os analistas do mercado enviam um alerta aos novos investidores para o perigo da supervalorização e queda no preço das ações devido ao declínio brutal na popularidade de Apex. Com a ascenção das plataformas de stream e com as celebridades e jogadores profissionais cada vez mais compartilhando suas jogadas ao vivo, o Twitch se tornou um medidor bastante confiável para avaliar a popularidade de um jogo. De qualquer forma, o número de buscas por Apex Legends no Google também caiu consideravelmente.

Alguns motivos para a queda na popularidade

Mas por que esse declínio abrupto do número de jogadores do game? Um dos motivos é o abandono do jogo por streamers e influenciadores digitais, que acabaram voltando a jogar o concorrente Fortnite. Atualmente, dos 10 canais mais populares de jogos no Twitch, apenas 2 estão sendo dedicados ao Apex. Segundo um analista do site Seeking Alpha, “Nós dissemos isso antes e vamos dizer de novo: Apex está supervalorizado”.

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O sucesso repentino de Apex Legends deu-se pela surpresa do game: praticamente "do nada", um ótimo jogo do gênero battle royale foi lançado, com uma boa qualidade e nova jogabilidade e ainda de graça, atraiu a atenção do mundo inteiro. Outro fator foi o investimento pesado da Eletronic Arts no marketing digital. A empresa chegou a pagar 1 milhão de dólares (quase 4 milhões de reais) para o streamer Ninja, um dos mais conhecidos no mundo, para jogar o game logo em seu lançamento para atrair os jogadores. Ainda segundo o analista, o crescimento do game "não foi orgânico", mas sim forçado. “Embora Apex tenha tido um lançamento forte, esse tráfego foi principalmente adquirido e não orgânico. A EA gastou milhões para pagar streamers para transmitir a jogabilidade do Apex no dia do lançamento e alguns dias depois. Quando os streamers pararam de jogar ou pararam de transmitir Apex, o interesse caiu drasticamente”, afirmou.

Outro motivo que pesou muito na evasão dos jogadores é a falta de novidades dentro do game. O concorrente Fortnite recebe conteúdos novos toda semana, incluindo armas e eventos inéditos, enquanto que Apex, desde seu lançamento, recebeu apenas uma nova arma e um novo personagem, o Octane. Será que as empresas conseguirão reerguer o fenômeno Fortnite?

 

Fonte: R7 

 

• Andressa Zabeu
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