Sapos "pegam carona" em cobra na Austrália para escaparem de inundação

Sapos "pegam carona" em cobra na Austrália para escaparem de inundação

Após uma inundação, 10 sapos pegaram carona em uma cobra para se salvarem.

A "cobra Uber"

A Austrália é realmente um grande palco para acontecimentos que jamais imaginaríamos que aconteceriam algum dia. Mais uma vez, o país foi alvo de um curioso caso envolvendo animais selvagens que acabaram fazendo um tremendo sucesso mundial. No último domingo, véspera de Ano-Novo, as imagens incríveis de uma "cobra Uber" se tornaram virais após caírem nas redes sociais. Uma forte tempestade atingiu um açude na região de Kununura, porção norte da Austrália, próximo à casa do morador australiano Paul Mock, e acabou inundando o lago. Diversas formas de vida vivem ali, e uma das mais numerosas é o sapo-cururu; os anfíbios estavam procurando uma maneira de escapar da inundação do açude, mas também estavam, aparentemente, com preguiça de nadar ou andar. Sendo assim, alguns resolveram pegar uma carona ao longo do corpo de uma serpente python. Paul então registrou as imagens da cobra carregando os 10 sapos e enviou para seu irmão Andrew, e ele logo postou no Twitter.

Em entrevista para o canal de notícias da BBC, Paul contou como foi a experiência de avistar a "cobra Uber": "Saí (de casa) e o lago tinha transbordado", contou o rapaz, explicando também que a chuva havia sido torrencial, chegando a atingir 7 centímetros de chuva em um intervalo de tempo muito curto: apenas uma hora.

Ele também contou que percebeu que "Milhares de sapos estavam tentando encontrar um lugar para ir", segundo ele. Os sapos que moram e se reproduzem em grande escala no local estavam tentando fugir da inundação. "E eu vi Monty, nossa cobra da área, com um monte de caronas nas costas", continuou Paul. A cobra já é uma visita comum na casa do australiano, mas ele nunca havia visto a serpente daquele jeito. Segundo ele, a cobra tem cerca de 3 metros e meio e carregava os 10 sapos de carona. "Monty é bem conhecida da gente. Ela fica atrás da nossa piscina e assusta minha esposa quando vai pendurar as roupas no varal", afirma o rapaz em tom de brincadeira.

Os "folgados" nas redes sociais

Leia também
Imagens de um enorme tubarão-tigre capturado na Austrália comovem a internet

Os sapos folgados que pegaram a carona com a python são conhecidos como sapo-cururu. As cobras phytons costumam engolir presas bem maiores que elas mesmas, mas a "serpente Uber" foi bastante esperta em não tentar comer os anfíbios, já que estes possuem um veneno mortal, que serve justamente para protegê-los de seus predadores mais ferozes, como as cobras, lagartos e crocodilos. Eles são bastante conhecidos no Brasil e na América do Sul.

Nas redes sociais, a foto se tornou viral e acumulou milhares de comentários, tanto engraçados quanto achando que as imagens seriam montadas. "Quando não tem Uber em Kununurra, você usa o que aparece", comentou um outro australiano no Twitter.

Até mesmo uma bióloga entrou na discussão e afirmou que os sapos não estavam exatamente pegando carona, mas sim que estavam simplesmente tentando acasalar com a serpente. "Os sapos-cururu geralmente ficam um pouco 'empolgados' demais. Essas imagens incríveis me fazem lembrar da vez que encontrei um tentando acasalar com uma manga podre", disse a bióloga Jodi Rowley também em seu Twitter pessoal. 

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações