África do Sul: os grandes tubarões brancos são cada vez mais caçados pelas orcas

África do Sul: os grandes tubarões brancos são cada vez mais caçados pelas orcas

Os tubarões são conhecidos por serem temíveis predadores marinhos. A não ser quando eles encontram mais fortes do que eles. Na África do Sul, vários tubarões foram encontrados encalhados na praia, mortos para as bem conhecidas "baleias assassinas".

Em uma praia na costa Leste da África do Sul, observadores fizeram uma descoberta de arrepiar. Cinco grandes tubarões brancos foram encontrados encalhados na areia, visivelmente mortos por um predador ainda mais temível do que eles mesmos.

Orcas devoradoras de fígado

Leia também
Imagens de um enorme tubarão-tigre capturado na Austrália comovem a internet

Esse predador tem um nome: é orca. Elas atacaram da mesma maneira todos os tubarões, lhes dando golpes fatais que os perfuraram a barriga entre as nadadeiras peitorais e o fígado. As baleias assassinas, que podem medir mais de 9 metros de comprimento, não atacaram presas pequenas. Os tubarões encontrados mortos mediam, a maior parte, mais de 9 metros. O suficiente para imaginar o nível dos combates entre esses dois monstros marinhos.

As orcas que vivem ao longo das costas da África do Sul têm como alvo principalmente os tubarões por causa de seus fígados ricos em gordura e que fornecem muita energia. Para matá-los, as baleias usam uma técnica particularmente maquiavélica que consiste em virar os tubarões de costas. Estes, que são sujeitos a um fenômeno chamado "imobilidade tônica", entram assim em estado de transe e ficam incapazes de se mexer.

Eles ficam, então, a mercê das baleias que não precisam fazer mais nada além de matá-los. Uma verdadeira carnificina que demonstra toda a ferocidade e inteligência das orcas das quais é melhor nem passar por perto.

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações