Na Austrália, uma píton gigante é observada engolindo um crocodilo inteiro

Na Austrália, uma píton gigante é observada engolindo um crocodilo inteiro

Bastou uma mordida! Em um rio na Austrália, um homem num caiaque fotografou uma cena impressionante: uma píton em uma das margens engolindo um enorme crocodilo. As imagens foram postadas nas redes sociais pelo coletivo "GG Wildlife Rescue" e nos mostram as impressionantes habilidades deste animal.

"A Austrália te vence"

Esta história te fará pensar duas vezes antes de tirar férias na Oceania. Durante uma expedição em seu caiaque perto da cidade australiana de Mount Isa, no norte da Austrália, Martin Muller viu uma enorme píton-oliva, vulgo Liasis olivaceus, bastante ocupada, engolindo uma presa incomum: um crocodilo-de-água-doce-australiano.

O homem teve tempo de pegar sua câmera para tirar algumas fotos desta cena assustadora. As imagens permitem ver a enorme boca elástica da cobra que envolve o réptil, faltando engolir apenas a cauda do crocodilo. As fotos foram compartilhadas pela organização sem fins lucrativos "GG Wildlife Rescue Inc", cuja principal atividade é monitorar e proteger a fauna local.

Píton vs crocodilo: o duelo na selva, um vencedor improvável

Pode-se perguntar como um "réptil de guerra" tão duro e perigoso como o crocodilo pode ser simplesmente engolido por uma cobra. Um duelo entre os dois animais poderia terminar com uma simples mordida bem dada pelo crocodilo, que cortaria a serpente ao meio. Ou, no pior dos casos, a píton, impotente diante da armadura do seu oponente, poderia ter fugido da batalha muito cansada.

Mas não se enganem, a píton é um animal formidável porque ela mata suas presas por constrição: seu ataque consiste em agarrar a caça, enrolar-se à sua volta e, depois, asfixiá-la e bloquear a circulação sanguínea durante um longo abraço mortal com os seus músculos poderosos. O crocodilo apanhado no abraço não pôde escapar e, assim, a píton venceu este duelo dos pântanos.

Olhos maiores que a barriga

A píton tem mantido por muito tempo sua reputação como um "grande devorador" que muitas vezes tende a tentar engolir presas que são teoricamente difíceis de digerir ou muito maiores do que ela. Por exemplo, veados, impalas, porcos-espinhos, crocodilos, outras cobras e, claro, seres humanos.

Leia também
Imagens de um enorme tubarão-tigre capturado na Austrália comovem a internet

Grande fome ou depressão temporária? Não sabemos por que a serpente tem essa enorme fome a ponto de engolir animais enormes, mas uma coisa é certa, ela nem sempre tem sucesso. Em 2005, na Flórida, uma píton literalmente explodiu ao meio enquanto tentava engolir um enorme jacaré.

Os segredos da píton esfomeada

De acordo com estudos com estes animais, a natureza deu à píton duas habilidades excepcionais para comer animais maiores do que ela. A primeira é a estrutura da sua boca, tanto pela sua elasticidade quanto pela estrutura óssea que pode abrir em proporções muito grandes graças a ligamentos bastante extensíveis.

A segunda é a capacidade do animal de modificar rapidamente o seu metabolismo para digerir e assimilar a enorme quantidade de calorias absorvidas nas suas abundantes refeições. O animal é capaz de ampliar seus órgãos como os rins, pâncreas, coração e intestinos para garantir uma digestão lenta mas completa de suas presas.

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações