Ganso mata cachorro em lagoa, seu dono assiste à cena horrorizado

Ganso mata cachorro em lagoa, seu dono assiste à cena horrorizado

Cachorro não resiste a ataques de ganso dentro da lagoa e falece diante do olhar impotente de seu dono.

O dono de um cachorro na cidade de Dublin assistiu, sem poder fazer nada, ao ataque de um ganso contra seu animal de estimação na lagoa do parque Bushy. O guarda-florestal afirmou nunca ter visto algo do tipo em toda sua vida.

O cão de raça Cocker spaniel estava nadando na lagoa dos patos do parque municipal e se aproximou de um grupo de gansos e cisnes, foi então que um ganso adulto reagiu ao suposto invasor indo diretamente contra ele.

Um senhor que alimentava os patos e as aves do local estava em uma das pontas do lago e relatou que ouviu o dono do cachorro gritar para afastar os animais de seu companheiro, contudo, isso não foi o suficiente.

“Começamos a gritar para o ganso, tentando distraí-lo e tirá-lo dali”, comentou, “mas o pobre cachorro não percebeu que estava entrando em um território que não era dele”, especialmente em uma área dominada pelos pássaros mais territorialistas.

Tanto o senhor que alimentava as aves quanto o próprio dono do Cocker, junto a outras pessoas que passavam por ali, assistiram aos gritos e aos golpes dados pela ave, que se apressou para chegar até o mascote. O ganso, segundo Peter Duignan, funcionário do parque, ao chegar diante do cão, acertou-o com uma das asas e depois com a outra. “aquilo acabou com o animal, foram três ou quatro batidas e ela se foi”.

Segundo o mesmo agente municipal, o ataque foi muito angustiante de se presenciar e não levou mais que alguns segundos. O dono do Cocker, cujo nome não foi revelado, ficou absolutamente nervoso e sem saber o que fazer. E seu celular acabou caindo dentro do lago.

“Eles precisam colocar urgentemente placas alertando as pessoas para não deixarem seus cachorros entrarem no lago”, afirmou. “O ganso estava só protegendo os cisnes”, completou. Muito embora o caso tenha assustado todos ali e provocado certa indignação com relação às aves do parque, os responsáveis ponderaram que não há como culpar a natureza por tais acidentes.

Tudo aconteceu entre as 10h30 e 11 horas da manhã do sábado (29). No final, o dono do belo cão junto a alguns amigos utilizou um barco e uma rede para resgatar o corpo do cachorro.

Prontamente, a prefeitura garantiu que placas seriam colocadas nas proximidades da lagoa para evitar que fatos lamentáveis como o dessa semana voltem a ocorrer. “Gansos são aves silvestres, eles estavam apenas protegendo seu espaço, o que levou ao infortúnio com o cachorro”, explicou o porta-voz da cidade.

Especialistas mostraram que, apesar do Cocker ter perdido a luta contra o ganso no lago de Dublin, é mais comum que cachorros cacem gansos. Estas aves são muito comumente protegidas pela cidade.

Foi o caso, por exemplo, em que uma senhora de 71 anos acabou se envolvendo em um problema com um ganso e este acabou derrubando a idosa, que quebrou seu punho. Depois de entrar na justiça para requerer os seus direitos, ela perdeu.

Leia também
Uma amedontradora chuva de aranhas atinge a Austrália

Apesar de lesões e ferimentos causados por gansos e cisnes serem conhecidos, Dr. Michael Brooke, da Universidade do Museu de Zoologia de Cambridge, garante que “essa classe de aves não representa perigo algum aos humanos adultos”.

(Fonte: Irishtimes /Imagem: Getty) 

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações