Ele deixa uma formiga saúva morder seu dedo para testar sua força

Ele deixa uma formiga saúva morder seu dedo para testar sua força

Durante as filmagens de um episódio de Breaking Trail, o aventureiro Coyote Peterson foi para a selva da Costa Rica para testar a mordida da terrível saúva ou formiga-cortadeira. Se sua mordida parece extremamente dolorosa, o modo de vida dessas formigas não é menos fascinante.

As saúvas estão entre os animais mais fortes do mundo. Elas têm mandíbulas tão poderosas que podem facilmente perfurar a pele humana, como Coyote Peterson mostrou com um experimento em si próprio. Mas o que torna essas formigas do centro e do sul do continente americano tão excepcionais é o seu modo de vida.

De fato, a fama das formigas-cortadeiras repousa primeiramente no fato de serem as únicas formigas a praticar a agricultura. Eles cultivam um fungo em seu formigueiro para satisfazer algumas das suas necessidades, por isso sendo chamadas também de formigas  champignonnistes.

A segunda sociedade mais complexa após a humano

Ao contrário do que se pode pensar, elas são incapazes de digerir acelulose contida nas folhas, mas o fungopresente no seu formigueiro pode. Usando suas mandíbulas como um cinzel, elas cortam as folhas em pequenos fragmentos (daí também seu nome de formigas-cortadeiras).

Leia também
O salto de um grande tubarão fora da água filmado como nunca antes

As plantas compactadas são então levadas ao fungo que se desenvolve na forma de uma espuma branca. Ao digerir as folhas, ele irá quebrar a celulose - e este substrato produzido a partir do processo irá alimentar o formigueiro inteiro.

Este domínio do cultivo de fungos permitiu que as formigas saúvas prosperassem a tal ponto que elas são uma das sociedades mais complexas do reino animal. Organizadas de forma quase industrial, eles podem retirar todas as folhas de uma árvore inteira em apenas 1 hora.

Cada formiga tem sua especialização: há os grandes operários que cuidam do corte e do transporte das grandes peças, pequenos operários encarregados do corte em fragmentos menores e compactação, e enormes soldados de 1,3 cm que são responsáveis pela proteção. Aliás, o teste feito por Coyote Peterson com seu dedo foi com um destes soldados. Confira no vídeo!

Flávio Soares
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações