Bióloga marinha afirma ter sido protegida de um tubarão-tigre por uma baleia jubarte

Bióloga marinha afirma ter sido protegida de um tubarão-tigre por uma baleia jubarte

Quando a bióloga marinha Nan Hauser nadava perto da costa de Rarotonfa, nas ilhas Cook, uma baleia jubarte se colocou entre ela e um tubarão-tigre de mais de 4,5 metros.

O vídeo de um encontro submarino espetacular entre uma pesquisadora e uma baleia jubarte circula na web atualmente. A cena aconteceu nas profundezas ao longo da costa de Rarotonga, nas ilhas Cook. Pode-se ver ali a mergulhadora interagir estreitamente com a imensa baleia que parece querer o seu contato.

"Eu nunca toco nos animais que estudo", explicou Nan Hauser, bióloga marinha do Centro de pesquisa e conservação de baleias, "mas por 10 minutos, essa baleia de mais de 22 toneladas me empurrou pela água, depois para a superfície com sua cabeça! Ela estava tentando me segurar entre a sua nadadeira peitoral".

A bióloga teve muita sorte, pois mesmo que o animal não parecesse querer nada de mal com ela, a sua força natural é absurda. "Se ela tivesse me empurrado com muita força ou me atropelado com suas nadadeiras ou sua cauda, ela poderia ter quebrado meus ossos e rompido meus órgãos. Se ela tivesse me segurado em sua nadadeira peitoral, eu teria me afogado... Eu estava convencida que esse encontro tinha tudo para ser mortal".

Tubarão guardião de 4,5 metros

Leia também
Um tubarão branco de 3 metros foi devorado por um super predador?

Hauser não estava longe do que poderia ter sido de fato: e foi apenas depois de ter emergido e subido no navio de pesquisa que ela notou um impressionante tubarão-tigre, nadando do outro lado da baleia. De repente, a troca entre a baleia e o tubarão tomou um outro sentido. Para ela, o vídeo que resulta da cena atesta um ato de bravura. "Fiquei convencida de que esse dia assinaria meu atestado de morte! Em vez disso, ela me protegeu de um tubarão-tigre de 4,5 metros que rondava nas proximidades!", descreveu.

Será que a baleia realmente tentou proteger a mergulhadora do tubarão? Difícil de afirmar. Mas essa não foi a primeira vez que um acontecimento desse foi relatado: o altruísmo da baleia jubarte está até mesmo bem documentado. Numerosos casos de baleias protegendo focas contra ataques de orcas foram estudados por vários pesquisadores, mas em particular pela biólogo marinho Robert Pitman. E de acordo com o especialista, a recorrência é muito alta para presumir uma simples coincidência.

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações