Duelo impressionante entre um urso e um tigre filmado na Índia
Duelo impressionante entre um urso e um tigre filmado na Índia
Duelo impressionante entre um urso e um tigre filmado na Índia
Leia mais

Duelo impressionante entre um urso e um tigre filmado na Índia

Escrito por De Freitas Agostinho
Última modificação
Um naturalista que fazia um safaria no parque nacional de Tadoba na Índia capturou um duelo impressionante entre um urso-beiçudo e um tigre. O urso, que era fêmea, teria atacado depois que o felino, um macho dominante, começou a caçar o outro mamífero e seu filhote.

O tigre é um dos predadores mais poderosos da Índia. No entanto, acontece que animais entram em combate com ele sem dó nem piedade. É o que pode constatar Akshay Kumar, chefe naturalista do Bamboo Forest Safari Lodge, um lodge situado no Estado do Maharashtra na Índia. Em pleno safari, o homem conseguiu capturar a cena impressionante.

A sequência foi filmada no parque nacional de Tadoba, um destino conhecido por abrigar uma das maiores concentrações de tigres de bengala (Panthera tigris tigris) do mundo. É justamente um desses felinos que o naturalista pode observar e não era qualquer um: era um macho dominante muito conhecido na região, chamado de Matkasur (ou T54). Tirando que o animal não estava sozinho.

Tigre versus Urso-beiçudo

Akshay Kumar observou o tigre caçar um urso-beiçudo (Melursus ursinus) que se aproximava com seu filhote de um ponto de água onde o primeiro se refrescava. Comportamento que a fêmea urso visivelmente não gostou nem um pouco, uma vez que ela não hesitou em contra-atacar caçando o felino. Ambos entraram num violento duelo que o naturalista conseguiu imortalizar.

Nas imagens, podemos ver o urso posicionar suas patas para enfrentar o tigre e dar-lhe algumas patadas. Os dois animais trocaram investidas uma em seguida de outra tentando se morderem mutualmente. Se o tigre parece com o andar das imagens estar em vantagem, o urso está longe de ser abatido. Ela termina contra-atacando e caçando o felino rumo ao seu ponto de água.

"O tigre atacou por mais de cinco minutos. Ele estava caçando o urso-beiçudo, mas ela continuava posicionada defendendo seu filhote", explicou Akshay Kular à NDTV. "Isso durou 15 minutos. O tigre rugia. Era um combate violento". Finalmente, o tigre terminou por abandonar a luta e o urso desapareceu, deixando o primeiro voltar e descansar em seu ponto de água.

De acordo com as testemunhas e como mostram as imagens, os dois animais foram machucados no duelo, mas a espessa pelagem do urso a teria protegido parcialmente das investidas do tigre que poderiam ter consequências muito mais graves.

Inimigos clássicos

Reconhecível por seu longo focinho e sua pelagem negra, o urso-beiçudo é frequentemente encontrado no sub-continente indiano. De porte médio (130 kg para 1,5 m em média), essa espécie é essencialmente insectívora e se alimenta especialmente de cupins. Todavia, isso não os impede de serem perigosos às vezes.

O urso-beiçudo é dotado de poderosos caninos e é conhecido por se mostrar agressivo, em especial quando se encontra frente a frente com animais de espécies perigosas como o tigre de bengala. O felino é conhecido por atacar ocasionalmente esses ursídeos, mas acontece que alguns espécimes fazem disso um hábito. Assim, não é raro de encontrar um urso com marcas provocadas por ataques de tigres.


Sem Internet
Verifique suas configurações