O que acontece quando uma anaconda come uma presa grande demais para ela

O que acontece quando uma anaconda come uma presa grande demais para ela

Enquanto exploravam a floresta, alguns aldeões encontraram uma impressionante cobra estendida no chão. Imóvel, a serpente estava morta; e estes homens logo descobririam a provável causa de sua morte.

Anacondas são conhecidas por serem predadores formidáveis porque são uma das maiores cobras do mundo. Medindo uma média de seis metros de comprimento, elas podem abordar de uma grande variedade de presas: grandes roedores, peixes, tartarugas e até mesmo répteis aquáticos. No entanto, sua ganância, por vezes, leva à sua morte. Acontece que as cobras têm olhos maiores que a barriga e isso pode ser fatal.

Os aldeões exploravam uma floresta sul-americana em 2015. Na vegetação, viram uma anaconda de vários metros. O réptil estava no chão, mas um detalhe rapidamente atraiu a atenção dos homens: sua barriga estava enorme. Para descobrir o que era, eles abriram a barriga da anaconda e ficaram surpresos ao descobrir... outra anaconda. Esta última estava enrolado em si mesma, mas tinha um tamanho significativo. Removendo os dois com uma vara, os homens descobriram que ela era quase tão grande quanto sua predadora.

Impressionante, mas não inexplicável

É difícil dizer se essa ingestão gigantesca é realmente a causa da morte da cobra, mas isso não seria totalmente surpreendente. Apesar de sua reputação como um animal formidável, comer torna a anaconda particularmente vulnerável. Especialmente quando a presa é de tamanho considerável.

De fato, digerir sua comida requer muita energia. Ela também se move relativamente pouco durante este período. Dependendo do tamanho da presa, a digestão pode levar vários dias ou semanas. Quanto à atração por outras anacondas, também não seria totalmente excepcional, se acreditarmos nos especialistas. Casos de canibalismo já foram observados, especialmente em fêmeas que visam machos, que geralmente são menores.

• Marcos Silva
Leia mais