Amianto: o que é e por que é perigoso?

Amianto: o que é e por que é perigoso?

O amianto é um isolante térmico que foi proibido em 1997 por ser altamente cancerígeno. Ainda existem lugares nos quais o amianto está presente e, no caso de contato com o material, é importante procurar um médico. Veja aqui um rápido tour sobre o amianto e seus riscos. 

O que é o amianto?

O amianto é um material refratário que resiste a grandes temperaturas. Ele foi utilizado por muito tempo como isolante térmico na construção. O amianto é normalmente misturado ao cimento ou nas pastilhas de freio ou embreagem. O amianto foi proibido em 1997 porque ele representa um grave risco respiratório. 

O amianto: qual é o risco para a saúde?

O uso do amianto foi progressivamente proibido. Ele tem uma tendência a se desagregar em pequenas partículas finas que, uma vez inaladas, podem provocar graves doenças respiratórias principalmente a asbestose.  A asbestose é uma doença ligada a absorção de fortes doses de amianto. Ela caracteriza-se pela aparição de uma fibrose no nível do tecido pulmonar, que causa sérias dificuldades respiratórias.

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Mesmo inalado em doses baixas, o amianto pode causar câncer em 20 ou 30 anos, em particular de pulmão, na pleura e no sistema digestivo.Todas as variações do amianto são atualmente classificadas como substâncias cancerígenas ao homem pelo Centro Internacional de Pesquisa sobre o Câncer. 

Raposo Gabriela
Sem Internet
Verifique suas configurações