Nutrição: a alimentação dos jogadores de futebol profissionais para manter a forma

Nutrição: a alimentação dos jogadores de futebol profissionais para manter a forma

Os jogadores preparam-se para a próxima temporada. É a hora certa de saber mais sobre o tipo de alimentação dos jogadores de futebol profissionais. 

Como na maioria dos outros esportes profissionais, a nutrição representa uma importante (e decisiva) parte da preparação dos jogadores de futebol. Não é por acaso que Cristiano Ronaldo (logo imitado por outros jogadores) possui um chef em sua casa, contratado para monitorar sua alimentação, ficando em contato permanente com um nutricionista de esportes. 

O primeiro objetivo dos jogadores é reduzir a gordura corporal ao máximo e gerar muita energia. De forma geral, um jogador ingere 3000 calorias por dia (este número varia de acordo com a morfologia de cada um). Eles também bebem muita água para estar sempre hidratados. Alguns, como Antoine Griezmann, bebem o mate, uma bebida tradicional sul-americana a base de cafeína, que hidrata.

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Carboidratos, lipídios e proteínas

Para ter energia, os jogadores devem consumir muito carboidrato. Entre os jogadores do Mundial da Rússia, por exemplo, 55% da alimentação era composto de carboidratos. Eles são estocados na forma de glicogênio nos músculos e no fígado e são fornecidos pelo arroz, batatas, massas, cereais e o pão.

Outra parte importante deste relatório nutritivo são os lipídios, cerca de 30% do total da alimentação ingerida. Encontramos esse componente nas gorduras animais e vegetais, no queijo e, principalmente, na carne. O objetivo deste nutriente é guardar energia no organismo.Os últimos 15% restantes da alimentação dos jogadores é constituída por proteínas (carnes e peixes) para favorecer o ganho de massa e a renovação dos tecidos musculares.

• Pedro Souza
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