Síndrome: o corpo desse homem produz álcool naturalmente
Síndrome: o corpo desse homem produz álcool naturalmente
Leia mais

Síndrome: o corpo desse homem produz álcool naturalmente

Síndrome da fermentação intestinal, você já ouviu falar dela? Se trata de uma disfunção que transforma carboidratos ingeridos em etanol, ou seja, em álcool. O resultado? As pessoas afetas pela síndrome ficam embriagadas ou sentem os efeitos de uma ressaca sem ter ingerido álcool. Se a gente pode achar isso engraçado, na verdade, é um grande problema para os doentes. 

É o caso de Matthew Hogg, um homem de 34 anos, que sofre da síndrome da fermentação intestinal há 20 anos. Mas o que se passa exatamente no corpo dele?

Por causa de uma presença excessiva de leveduras em seu intestino delgado, ele produz álcool que vai diretamente para seu sangue. No melhor dos casos, ele pode sentir uma sensação de estar embriagado, mas há outros efeitos bem mais desagradáveis, como dores de cabeça, náuseas, vômitos, desidratação, suor frio, boca seca. Resumindo, uma ressaca violenta, mas sem ter tido uma boa noitada.

Essa doença mudou completamente sua vida quando ele tinha cerca de 16 anos. Atlético, Matthew Hogg teve que parar de praticar esportes porque ficava muito cansado e não conseguia mais acompanhar as aulas; além do fato de sua vida social ter se reduzido muito. Para piorar, ele não conseguiu seguir os estudos na universidade e precisou pedir uma pensão por invalidez para se sustentar.

Atualmente, ele mantém um site "The Environmental Illness Ressource" para informar as pessoas sobre sua doenças e tentar ajudar os que estiverem na mesma situação que ele. Hogg ainda tem esperanças que seu estado melhore com o tempo e com os progressos da medicina, mas não tem nenhuma garantia.

Um extremo que comprova que o uso abusivo do álcool é perigoso para a saúde, e deve ser consumido com moderação.

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações