Evidências de água líquida em Marte são encontradas por pesquisadores

Evidências de água líquida em Marte são encontradas por pesquisadores

Um lago subterrâneo foi encontrado por um radar no planeta vermelho por cientistas italianos.

A descoberta

Cientistas e pesquisadores italianos afirmam ter encontrado água em estado líquido no planeta Marte. Utilizando um radar, eles encontraram um reservatório de água líquida no subsolo do planeta vermelho, na região sul, descansando sob camadas de gelo e poeira que cobrem a sua superfície. O artigo foi publicado na revista "Science". Porém, ainda não é uma certeza absoluta e o caso ainda está sendo estudado e aguarda uma confirmação, mas há fortes indícios que seja real.

Segundo Roberto Orosei, que conduz o estudo, "Em comparação com os lagos terrestres, é um lago pequeno com seus 20 quilômetros de diâmetro. Mas não conseguimos saber a profundidade porque a água atenua o sinal do radar". Por isso, é difícil identificar se trata-se de um lago subterrâneo ou algo como um aquífero. Só teremos certeza de sua profundidade se uma sonda perfurar o solo do planeta e medir. Mesmo assim, se estiver muito fundo no subsolo, as tecnologias atuais não conseguirão perfurar até chegar no recém descoberto reservatório. A descoberta levanta mais uma vez a possibilidade de haver vida no nosso planeta vizinho.

Busca pela vida

A humanidade procura há séculos responder a pergunta "Estamos sozinhos no espaço?" Por muitos e muitos anos, as respostas foram bem divergentes; uns afirmam que sim, somos os únicos a habitar o espaço sideral, enquanto outros apostam que não, que há vida também fora da terra. Outros afirmam já ter até visto extraterrestres ou vestígios deles. Afinal, para responder a essa pergunta, cientistas e astrônomos chegaram a conclusão de que, para haver vida (pelo menos do jeito que conhecemos), deve haver indispensavelmente água. Dessa forma, passou-se a pesquisar não apenas formas de vida extraterrestre, mas sim a presença de água em outros planetas, água essa que sustentaria formas de vida.

No planeta Terra, a temperatura e atmosfera foram elementos essenciais para o surgimento de vida, mas a água foi um fator decisivo nesse processo. E disso temos bastante: nosso planeta é formado por 70% de água, o que facilitou muito desenvolver e manter as formas de vida que conhecemos. Um outro planeta que é um dos melhores candidatos a possuir vida é Marte. Nosso vizinho tem as características mais próximas das da Terra que qualquer outro planeta próximo que está a nosso alcance atual. Por isso, acreditávamos que, se fosse para existir vida fora da Terra, ela estaria em Marte.

Já vimos muitas vezes na televisão e no cinema os chamados "marcianos", os habitantes de Marte. Porém, com orçamentos colossais e após muito tempo de viagem, as primeiras sondas que aterrisaram no planeta vermelho trouxeram notícias e imagens que nos deixaram um pouco decepcionados (ou não): a maior parte do planeta é apenas um grande deserto de areia vermelha. Contudo, após mais pesquisas, foi encontrada água em estado sólido, na forma de geleiras, e vestígios de água salgada, o que indica fortemente que, num passado longíquo, existiam oceanos de água líquida. A distância do planeta em relação ao Sol e sua salinidade fazem com que ele seja inabitável por vida, pelo menos em sua superfície.

• Marcos Silva
Leia mais