ACTH: definição, função, como analisar os resultados?

ACTH: definição, função, como analisar os resultados?

Sintetizada e secretada pela hipófise anterior, a Hormona Trófica Adreno Cortico (ACTH), ou adrenocorticotrofina, é um hormônio amplamente implicado na estimulação da glândula adrenal e na secreção cortical dos glicocorticoides. A determinação da concentração sanguínea é usada para diagnosticar várias patologias.

ACTH, o que é isso? 

É um hormônio polipeptídico com funções endócrinas. Principalmente produzido pelas células basofílicas do lobo anterior da hipófise, o ACTH estimula as três regiões do córtex da glândula suprarrenal que são a zona glomerular, a zona reticular e a zona fascicular.

 

O ACTH, também conhecido como hormônio adrenocorticotrófico, é usado principalmente para diagnosticar a doença ou síndrome de Cushing, a doença de Addison, ou para revelar a presença de um tumor hipofisário ou da glândula adrenal.

O ensaio ACTH

O ACTH é um hormônio cuja dosagem varia naturalmente durante o dia e a noite. Isso é chamado de hormônio circadiano. Essa é a razão pela qual o ensaio ACTH é amostrado duas vezes: uma de manhã e outra à noite.

A dosagem do hormônio geralmente segue um exame de sangue mostrando um nível de cortisol muito baixo ou sinais clínicos indicando provável insuficiência adrenal ou hipofisária. Na maioria dos casos, os níveis de sangue e cortisol são medidos simultaneamente porque estão intimamente relacionados. De fato, o cortisol no sangue regula a secreção de ACTH. Isso aumenta quando o nível de cortisol é baixo e, inversamente, diminui quando o cortisol no sangue é alto.

Ambas as medições são realizadas em uma amostra de sangue retirada do vinco do cotovelo em um laboratório médico. Para ser considerado normal, o nível de ACTH deve ser inferior a 12 pmol / l para a dose da manhã e 2 pmol / l para a noite.

Taxa muito baixa: o que isso significa?

Uma concentração de ACTH muito baixa pode indicar a presença da síndrome de Cushing, um tumor adrenal que segrega cortisol ou insuficiência da hipófise anterior que pode causar insuficiência adrenal. Além disso, tomar certas drogas baseadas em corticosteróides que afetam o cortisol também pode resultar em uma diminuição na concentração de hormônios.

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Taxa muito alta: o que isso significa?

Um aumento no ACTH é geralmente visto na doença de Cushing, doença de Addison ou síndrome de Nelson. Substâncias medicamentosas, como insulina ou anfetaminas, podem aumentar os níveis sanguíneos de ACTH. É por isso que é imperativo alertar o laboratório sobre o uso de um tratamento.

Danielle Pereira
Sem Internet
Verifique suas configurações