Ácido fólico: vantagens , aspectos, o que é e qual a sua finalidade?

Ácido fólico: vantagens , aspectos, o que é e qual a sua finalidade?

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, folacina ou folato, é uma vitamina solúvelque apresenta um papel importante no processo de divisão celular, o que a torna indispensáveldurante uma gravidez.

O que é o ácido fólico? 

Essa vitamina é essencial para o funcionamento do organismo humano, pois está presente emdiversas funções do corpo como: a produção de ADN, funcionamento do sistema nervoso, eficiência do sistema imunitário, produção de glóbulos vermelhos, desenvolvimento celular.

Qual é a quantidade a ser ingerida por dia (posologia)? 

As autoridades sanitárias francesas recomendam as seguintes quantidades :- 300 μg (micro gramas) por dia para adultos e adolescentes- 400 μg por dia para mulheres grávidas- entre 150 e 250 μg por dia para crianças (em função da faixa etária) 

Quais são as consequências de uma deficiência? 

O ácido fólico tem um papel importante na fabricação de ADN e ARN, a insuficiência pode diminuir a produção de células sanguíneas, células hepáticas, intestinais e cutâneas que precisam ser renovadas com frequência. Em consequência, uma deficiência de vitamina B9 pode originar uma anemia, problemas digestivos e neurológicos ou tambem problemas bucais como aftas constantes e quadros infecto-inflamatórios. No caso de mulheres grávidas as consequências podem ser mais significativas tendo em vista que podem comprometer o desenvolvimento do feto,atraso do crescimento, risco de prematuridade.  

Quais alimentos contem ácido fólico? 

O ácido fólico quando não é absorvido pelo organismo, pode ser substituído pelos alimentos certos. Essa vitamina se encontra principalmente por leveduras, figado e legumes: brócolis, alface, espinafre, agrião,abacate, milho. Pode ser encontrado também nos cereais, pães, ovos, queijo e algumas frutas como: kiwi, maca, laranja, banana, melão. Para satisfazer as necessidades diárias de uma mulher grávida, as autoridades recomendam um suplemento de acido fólico (complemento alimentar) dois meses antes do começo da gravidez e durante todo o primeiro trimestre.  

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Quais são as doenças relacionadas ao ácido fólico?  

A má absorção hereditária de ácido fólico ,acontece devido a má condução do mesmo nos tecidos e no fígado. É um distúrbio hereditário conhecido também como anemia megaloblástica, distúrbios intestinais, disfunção do sistema imunitário e distúrbios no sistema nervoso central. 

O que é ácido fólico?

É uma vitamina hidrossolúvel, conhecida , também como vitamina B9, ela participa do processo de divisão celular. Ela produz a ADN e garante o funcinamento do sistema imunitário e nervoso.Ela garante também produção de glóbulos vermelhos. A carência de ácido fólico pode levar a anemia e também distúrbios digestivos e neurológicos.Ela pode ser encontrada principalmente em legumes verdes (folhas, saladas) , nozes e em alguns queijos. Também é encontrado em entranhas (figado de boi), levuras e algumas frutas

• Raposo Gabriela
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações