Ácido ascórbico: efeitos, fontes, deficiência, o que é isso?
Ácido ascórbico: efeitos, fontes, deficiência, o que é isso?

Ácido ascórbico: efeitos, fontes, deficiência, o que é isso?

Mais comumente conhecido como vitamina C, o ácido ascórbico é um ácido orgânico que participa de muitos processos orgânicos e metabólicos do corpo humano. Naturalmente presente em frutas e vegetais, é particularmente conhecido por suas propriedades antioxidantes.

O que é ácido ascórbico?

É uma vitamina solúvel em água essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Não sintetizado pelo organismo, este composto orgânico vem principalmente dos alimentos e participa das seguintes funções e mecanismos:

- atividade antioxidante pela captura de radicais livres,

- absorção de ferro e ferro não-heme,

- participação na síntese de colágeno,

- fortalecimento da parede das estruturas do sangue,

- defesa contra vírus e bactérias,

- eliminação de substâncias cancerígenas,

- ação cicatrizante...

Quais são as doses diárias recomendadas?

A ingestão média de vitamina C recomendada pelas autoridades brasileiras é a seguinte:

- 75 mg / dia para crianças dos 3 aos 17 anos,

- 90 mg / dia em adultos.

Atletas de alto nível têm exigências aumentadas de ácido ascórbico (800 a 1000 mg), bem como mulheres grávidas (55 mg). Em caso de infecção, a suplementação pode ajudar a curar mais rapidamente.

Quais são os riscos da deficiência de ácido ascórbico?

A deficiência leve a moderada do ácido ascórbico é bastante comum entre a população. A falta de vitamina C é susceptível de acarretar os seguintes sinais clínicos: falta de apetite, perda de peso, aumento da fadiga, hipersensibilidade a doenças virais, cicatrização lenta de feridas, dor nas articulações...

Se uma dieta desequilibrada é a principal causa da falta de ácido ascórbico, esse também pode ocasionar um distúrbio digestivo.

Quais alimentos contêm ácido ascórbico?

Frutas e, especialmente, frutas cítricas, são os principais fornecedores de ácido ascórbico. Em segundo lugar, encontramos os vegetais. Para se beneficiar da sua riqueza em vitamina C, é melhor comer frutas e vegetais crus porque o cozimento reduz significativamente suas qualidades nutricionais. Para cobrir as doses diárias recomendadas, é necessário consumir 500 g de frutas e vegetais por dia.

Quais são as doenças relacionadas ao ácido ascórbico?

O escorbuto é a principal doença causada pela falta de ácido ascórbico. Mas esta patologia está prestes a ser erradicada no mundo, pois muitos produtos industrializados são enriquecidos com vitamina C.

Quando não tratado precocemente, o escorbuto é uma patologia grave que pode alterar todas as funções normalmente desempenhadas pelo ácido ascórbico. A patologia é manifestada pelo inchaço dos tecidos, hemorragias, soltura dos dentes e pode eventualmente ser fatal.

Escrito por Danielle Pereira

Sem Internet
Verifique suas configurações