Deixe o "Uber Humano" ir a lugares por você sem sair de casa

Deixe o "Uber Humano" ir a lugares por você sem sair de casa

O ChameleonMask promete te levar a lugares sem você sair da cama. Contrate alguém para usar o protótipo para você, como uma máscara.

Apresentado essa semana na MIT Technology Review's EmTech, uma conferência de tecnologia localizada em Cingapura, o protótipo ChameleonMask (Máscara Camaleão, em tradução livre) promete te levar para algum evento ou reunião sem você sair do conforto da sua cama. Apelidado de "Uber Humano", o serviço é relativamente simples: você contrata alguém com o porte e a altura parecidos com os seus e essa pessoa veste o ChameleonMask, que é um tablet (geralmente um iPad), como uma máscara. Então, munido de uma câmera e acesso à internet, você transmite sua gravação em tempo real e seu rosto aparece no tablet, em videoconferência. Para resumir: é como se fosse um Skype, mas com um estranho vestindo sua cara em um tablet!

Alguns equipamentos similares já existiam, porém a diferença é que eram robôs, e não pessoas contratadas. A pessoa utilizava um controle remoto e comandava remotamente uma espécie de droide; esse droide podia desde participar de reuniões até realizar cirurgias. Porém, o serviço era muito caro e causava um certo estranhamento na população, e acabou não vingando. Jun Rekimoto, criador do "Uber Humano", diz que essa interação humana é o diferencial, pois é o bom e velho ser humano que já estamos acostumados apenas usando uma espécie de máscara. Isso fez também com que os preços dos serviços caíssem consideravelmente e deixasse o processo todo mais natural.

E aí, será que dessa vez o serviço funcionará?

• Marcos Silva
Leia mais