Brasil tem terremotos sim! Veja o porquê

Brasil tem terremotos sim! Veja o porquê

Além de terremotos, até mesmo pequenos tsunamis já foram registradas. Pesquisas revelam vários pontos em que ocorrem tremores de terra

Costumamos pensar que no Brasil não existem terremotos. Mas não é bem assim... Nos último tempos houve um aumento no número de tremores na região. 

Depois de São Paulo e Brasília terem suas terras abaladas por tremores, o maior terremoto registrado no país esse ano aconteceu em Florianópolis, chegando a 3,6 na escala Richter. O tremor atingiu a costa e, apesar de ter sido leve e sem riscos de estragos, geólogos estão identificando a causa do tremor para avaliar o quão grave é a situação.

O primeiro relato de terremoto no Brasil foi registrado por ninguém menos do que D. Pedro II, no dia 9 de maio de 1886. O terremoto mais forte já catalogado aconteceu na Amazônia, em 1690. Apesar de o território brasileiro se encontrar praticamente no centro de uma placa tectônica e sofrer menos tanto em número quanto em intensidade, é sempre bom ficar alerta, já que uma placa tectônica não é inteiriça e sempre possui fragmentações, o que pode causar tremores de terra e até mesmo pequenas tsunamis.

• Marcos Silva
Leia mais