A Estrutura de Richat, uma surpreendente formação em pleno coração do Saara

A Estrutura de Richat, uma surpreendente formação em pleno coração do Saara

Localizado na Mauritânia, a Estrutura de Richat ou "o olho da África" é uma estrutura geológica excepcional que se encontra no deserto do Saara. Com cerca de 50 km de diâmetro, ela intrigou cientistas por muitos anos antes de encontrarem sua origem.

Se você um dia sobrevoar o deserto do Saara na Mauritânia, você vai ver uma surpreendente estrutura se destacar na paisagem, como um enorme olho que aponta para o céu, "o olho da África". Mais conhecido pelo nome de Estrutura de Richat ou domo de Richat, essa formação fica muito perto da cidade de Ouadane e é visível do céu e até mesmo do espaço. Não surpreende quando se sabe que ela se estende por 50 km de comprimento.

Descoberto há muito tempo, a Estrutura de Richat foi visitada desde os anos 1950 por pesquisadores antes de ser revelada em grande escala por uma das missões espaciais Gemini americanas. Na época, os astronautas ficaram maravilhados diante das características atípicas da estrutura. São círculos sobrepostos de dezenas de quilômetros de diâmetro que formam uma espécie de amonóide gigante.

• Marcos Silva
Leia mais