Pleurisia

A pleurisia consiste em uma inflamação da pleura, a membrana que envolve e protege os pulmões. Geralmente ela é associada a um derrame pleural. Quais são suas causas e qual é seu tratamento?

O que é pleurisia?

Uma pleurisia corresponde a uma inflamação da pleura. Ele pode aparecer repentinamente (pleurisia aguda) ou se instalar ao longo do tempo (pleurisia crônica).

A pleura é a membrana úmida que envolve os pulmões. É composta de duas camadas: a camada parietal é localizada na caixa torácica, enquanto a camada visceral se situa contra o pulmão. Este revestimento evita o atrito incômodo entre os pulmões e a caixa torácica durante a respiração.

Quando a pleura está inflamada, ela se torna rígida e áspera. As duas camadas, em seguida, entram em atrito uma com a outra. Este atrito produz um som chamado de atrito pleural, que é escutado com o estetoscópio.

Podemos distinguir a pleurisia líquida (com um líquido que se acumula em excesso nos pulmões) da pleurisia sem líquidos, chamada pleurisia seca ou pleurite.

Sintomas de pleurisia

A pleurisia geralmente causa uma dor torácica localizada de um só lado. Essa dor aumenta a cada respiração, normal ou profunda, assim como durante uma tosse ou um espirro.

Constata-se também uma tosse seca e dificuldades respiratórias que ocorrem principalmente quando se muda a posição. Em caso de origem infecciosa, uma febre também pode aparecer.

Causas de pleurisia

A pleurisia geralmente é causada por uma infecção viral ou bacteriana. Ela também pode ser secundária a uma patologia pulmonar como uma pneumonia, tuberculose ou um câncer de pulmão.

Além disso, certas afecções podem provocar um problema de equilíbrio dos fluidos corporais e causar um derrame pleural, assim como insuficiência cardíaca, cirrose do fígado ou um tumor.

Tratamento da pleurisia

O tratamento da pleurisia depende da causa da inflamação.

- Infecção viral: a pleurisia geralmente se cura espontaneamente

- Infecção bacteriana: ingestão de antibióticos

- Tuberculose: ingestão de medicamentos para tuberculose

- Câncer de pulmão: quimioterapia e/ou cirurgia

Para aliviar as dores, anti-inflamatórios podem ser prescritos. Uma punção pleural também pode ajudar a drenar o derrame pleural se ele for muito grande.

Publicado por -