Obstrucao intestinal

A obstrução intestinal é uma interrupção parcial ou total do trânsito intestinal. Ela deve ser tratada com urgência no hospital.

Definição: o que é obstrução intestinal?

A obstrução intestinal é uma interrupção parcial ou total do trânsito intestinal, que provoca a parada da eliminação de fezes e gases. Esse bloqueio pode ser localizado no intestino delgado ou no cólon. A condição pode ter diversas causas, como uma hérnia ou um tumor.

Trata-se de um transtorno deve ser tratado com urgência, com hospitalização, assim que surgem os primeiros sintomas. Caso não seja tratada rapidamente, a obstrução intestinal pode desencadear várias complicações sérias como perfuração das paredes do intestino, provocando uma peritonite, a necrose de uma parte do intestino e, no caso mais grave, morte.

Sintomas da obstrução intestinal

- dores e cólicas abdominais cuja intensidade varia de acordo com a localização da obstrução intestinal

- náuseas

- vômitos abundantes

- inchaço do abdômen (meteorismo)

- diarreia a princípio e depois interrupção das fezes

- ausência de eliminação de gases

- distensão abdominal devido à acumulação de gases

Causas da obstrução intestinal

As causas da obstrução intestinal podem ser de origem mecânica ou funcional.

Obstrução intestinal mecânica:

As aderências intestinais são a principal causa de uma obstrução no intestino delgado e ocorrem, na maioria das vezes, após uma intervenção cirúrgica. Essas aderências pós-operatórias comprimem o órgão e impedem o trânsito de alimentos no intestino.

Uma hérnia ou um tumor que obstrua a luz intestinal também pode provocar um bloqueio, assim como certas doenças crônicas como a doença de Crohn.

Obstrução intestinal funcional:

A origem da obstrução intestinal não é, necessariamente, um obstáculo físico, podendo ser também uma anomalia no funcionamento dos intestinos. As fibras musculares da parede intestinal deixam de se contrair, bloqueando a progressão do conteúdo intestinal. É o que se chama de íleo paralítico, que aparece com mais frequência após uma cirurgia no intestino.

Tratamento da obstrução intestinal

A obstrução intestinal requer atendimento hospitalar de urgência. Uma sonda é inserida do nariz até o estômago para aspirar o conteúdo (fluído e gás) e liberar o intestino da pressão que ele sofre.

Se possível, procura-se evitar uma cirurgia, já que esta pode provocar a formação de uma aderência e causar uma nova obstrução pós-operatória. Infelizmente, em cerca de 25% dos casos, a intervenção cirúrgica é indispensável para retirar o obstáculo e desbloquear o intestino, especialmente em caso de tumor no cólon.

Publicado por -