As nuvens mamma, um fenômeno tão estranho quanto impressionante

As nuvens mamma, um fenômeno tão estranho quanto impressionante

O mamma (ou mammatus) é o termo que designa o fenômeno que se forma algumas vezes na base de algumas nuvens. Parecendo com pequenas bolsas esféricas presas no céu, ele acontece em condições muito particulares.

Cirrus, stratocumulus, cumunlonibus... não é segredo para ninguém, as nuvens podem ter uma grande variedade de formas. Existem, atualmente, 10 gêneros de nuvens catalogados, mas eles podem apresentar estruturas em seu interior, variedades e características diferentes, acentuando ainda mais a diversidade. Certas formas são, contudo, mais impressionantes do que outras. É o caso das nuvens mamma (ou mammatus).

Seu nome é derivado do latim mamma que designa as mamas ou os seios. E observando as nuvens nós entendemos por quê. De fato, as formações mammas aparecem na forma de pequenas bolsas esféricas presas na base de uma nuvem. Geralmente, elas têm uma cor azul acinzentada parecendo com a nuvem, mas elas também podem ter cores mais diferentes. Foi o que aconteceu em julho de 2013 no céu da cidade de Iron Mountain nos Estados Unidos: as formações mamma apareceram laranja, dando um aspecto totalmente irreal ao céu.

De uma nuvem para outra, os lóbulos podem ser lisos ou irregulares, opacos ou transparentes. Eles aparecem, geralmente, em grupo, mas os lóbulos podem ser mais ou menos numerosos. Eles podem parecer organizados em uma mesma linha ou mais dispersos. Do mesmo jeito, as bolsas podem ter ou não o mesmo tamanho. Em média, seu diâmetro varia de 0,5 a 3 km. Mas tudo vai depender das condições.

• Marcos Silva
Leia mais