De acordo com Elon Musk, a inteligência artificial é uma ameaça maior que as armas nucleares

De acordo com Elon Musk, a inteligência artificial é uma ameaça maior que as armas nucleares

O bilionário Elon Musk mostrou preocupação com os avanços da inteligência artificial durante o Festival South by Southfest (SXSW), em Ausin (Texas).

ELon Musk é cheio de paradoxos: o multibillionário do PayPal, Space X e Tesla, três empresas que dependem fortemente de computadores, disse durante uma conferência SXSW que teme o avanço da inteligência artificial. Segundo ele, é importante criar rapidamente uma lei que garanta a segurança da humanidade e a regulação do desenvolvimento dessas tecnologias. 

Um avanço inegável

Quando o diretor Jonathan Nolan perguntou a Elon Musk quais eram seus motivos de preocupação, tendo em conta as palavras reconfortantes de especialistas em inteligência artificial, Musk não hesitou em responder que muitos desses especialistas pensam saber  mais do que eles realmente sabem. Quando essas pessoas se definem por sua inteligência, "eles não gostam da ideia de que uma máquina pode ser muito mais brilhante do que eles."

"Estou aconpanhando de perto o progresso em termos de I.A. e o que vejo me aterroriza. Há muito mais coisas do que a maioria das pessoas pode ver, e a velocidade do desenvolvimento é exponencial." Musk cita como exemplo o AlphaGo que, em poucos meses, passou de um jogador medíocre de xadrez para o vencedor de uma partida contra o campeão mundial. Ele só foi derrotado por seu sucessor, o AlphaZero em 100-0.

O que fazer?

"Devemos garantir que o advento das super-inteligências digitais esteja em simbiose com a humanidade. Eu acho que é a maior crise existencial que enfrentamos. É também a mais urgente. Musk explica que, embora não seja favorável a medidas restritivas, essas inteligências informáticas representam um perigo para a população e, portanto, devem ser controladas. 

Segundo ele, este problema exige a constituição de uma entidade pública encarregada de inspecionar e regular o desenvolvimento de I.A. "Isso é extremamente importante. Eu acho que o perigo das I.A. é maior do que a das ogivas nucleares." Sendo as AIs mais perigosas do que as armas nucleares,  por que ninguém cria uma regulamentação?, perguntou ele. "É insano".

A solução proposta por Musk, em caso de entrada em uma era negra marcada por uma revolução robótica ou uma terceira guerra mundial? Implantar uma "semente da humanidade" em Marte: não menos de um milhão de pessoas estabelecidas no planeta vermelho. Um projeto que Musk espera iniciar em 2019. Desejamos-lhe boa sorte e, por via das dúvidaas, não fique muito perto do seu liquidificador quando estiver ligado na tomada. Você nunca sabe.

• Marcos Silva
Leia mais