Dispepsia

A dispepsia consiste em distúrbios funcionais digestivos. Ela se manifesta durante ou após as refeições. Quais são seus sintomas e tratamentos?

O que é dispepsia?

A dispepsia, ou distúrbios funcionais digestivos, se manifesta por um conjunto de sintomas causados por uma digestão difícil e dolorosa. Ela aparece durante ou após as refeições e afeta entre 20% e 40% dos adultos.

Sintomas da dispepsia

A dispepsia pode se manifestar por vários sintomas. As dificuldades de digestão causam uma dor situada, geralmente, na parte superior do abdômen. Ela pode ser acompanhada por náuseas, vômitos e arrotos. A dispepsia muitas vezes é associada à azia.

Uma pessoa com problemas digestivos também pode sentir uma fome exagerada que é saciada rapidamente durante a refeição. Inchaços, gases intestinais, constipação ou diarreia podem surgir ao final da refeição.

Causas da dispepsia

Várias causas podem ser responsáveis pela dispepsia. No entanto, elas são muito difíceis de identificar com precisão, pois os problemas digestivos não apresentam lesões.

Os fatores responsáveis pela dispepsia mais comuns são uma alimentação ruim com excesso de álcool ou de gordura, comer demais (o que causa a chamada "crise de fígado") ou o alto consumo de bebidas gasosas.

Além disso, outros fatores podem causar a dispepsia: o estresse e a ansiedade, algumas doenças crônicas (como o diabetes do tipo 2) intoxicação alimentar ou alguns medicamentos.

Tratamento da dispepsia

Os sintomas da dispepsia geralmente são temporários e não demandam tratamento. No entanto, em caso de problemas persistentes, é aconselhável consultar um médico.

Dependendo da causa, um tratamento medicamentoso pode ajudar a aliviar os sintomas. Podem ser prescritos antiespasmódicos, em caso de cólicas ou dores no estômago, antiácidos, estimulantes contra náuseas ou laxantes contra a constipação.

Além disso, são aconselháveis uma mudança nos hábitos alimentares e uma prática regular de esporte.

Publicado por -