Câncer

O câncer é uma doença caracterizada pela presença de um tumor maligno. Como explicá-lo e quais são os diferentes tipos de câncer?

O que é câncer?

O câncer é uma doença caracterizada pela proliferação celular, ou um tumor maligno, anormalmente grande formado a partir da transformação pela mutação ou instabilidade genética de uma célula inicialmente normal.

Às vezes as células cancerosas invadem os tecidos circundantes ou se desprendem do tumor de origem para migrar para outras regiões do corpo, é o que se conhece como metástase. Por isso é importante detectar o câncer o mais cedo possível para impedir essa migração.

A maioria dos cânceres levam vários anos para se formar e podem aparecer em qualquer idade. No entanto, normalmente eles são descobertos em pessoas com 60 anos ou mais. Os sintomas variam muito de uma pessoa para outra, mas também do tipo de câncer e de seu estágio.

Causas: por que o câncer aparece?

As causas do câncer permanecem muito variáveis dependendo do tipo de câncer. No entanto, reconhece-se que certos tipos têm um forte componente genético, como o câncer de mama. Segundo estimativas, a hereditariedade seria responsável por 5 a 15% dos casos de câncer.

As pesquisas também constataram o papel importante dos chamados "riscos ambientais" na ocorrência de câncer. Estes fatores tendem a favorecer ou acelerar o desenvolvimento dos tumores. A idade é um dos critérios importantes: o risco de câncer aumenta conforme a idade também aumenta. No entanto, o câncer pode ocorrer independentemente da idade do indivíduo.

É bem aceito atualmente que quase dois terços dos cânceres estão ligados ao estilo de vida, principalmente ao tabagismo, alimentação, assim como ao ambiente, incluindo a poluição, a manipulação de substâncias tóxicas, etc...

Alguns cânceres também estão associados a microrganismos, incluindo os vírus.

Diferentes tipos de câncer

Há um certo número de cânceres diferentes, e cada um tem seus próprios  sintomas e podem afetar várias partes do corpo.

Entre os cânceres mais comuns estão:

- O câncer de pele

- O câncer de mama

- O câncer do cólon

- O câncer de próstata

- O câncer de pulmão

- O câncer de fígado

- O câncer de estômago

- O câncer de bexiga.

Publicado por -