Bradicardia: tratamento, causas e  sintomas. O que é bradicardia?

Bradicardia: tratamento, causas e sintomas. O que é bradicardia?

 A bradicardia corresponde a uma diminuição do ritmo cardíaco.

O que é bradicardia?

A bradicardia corresponde a uma diminuição do ritmo cardíaco. Ela faz parte da lista de problemas de ritmo cardíaco, assim como a taquicardia. Fala-se de bradicardia quando o coração bate menos de 60 vezes por minuto.

A bradicardia pode ser fisiológica, por exemplo, em atletas (corredores ou ciclistas), mas este transtorno muitas vezes esconde uma patologia cardíaca. 

Leia também
Se tiver um inchaço no punho pode ser algo grave

Sintomas da bradicardia

Durante uma bradicardia, o coração não fornece mais oxigênio suficiente ao organismo. Isso pode causar uma fadiga extrema, tonturas, desconfortos ou falta de ar. No pior dos casos, ela pode dar a impressão de que o coração vai parar.

Na maioria das vezes, no entanto, a bradicardia não provoca nenhum sintoma.

Causas da bradicardia

Vários fenômenos podem causar a diminuição da frequência cardíaca.

- Bradicardia sinusal: O nó sinusal, localizado no átrio direito do coração, é o ponto de partida da corrente elétrica. Quando os átrios batem muito lentamente, isso pode causar uma bradicardia sinusal. Esta é a forma de bradicardia mais comum.

- Bloqueio sinoatrial: Trata-se de uma passagem ruim da corrente elétrica, causado principalmente pelo mau funcionamento do nó sinusal.

- Bloqueio auriculoventricular: O fluxo é ruim entre os átrios e os ventrículos. Isto pode causar um bloqueio completo do sinal elétrico.

- Causa externa: a causa pode não ser cardíaca, como um hipotireoidismo ou a ingestão de certas drogas ou medicamentos para o coração, como, por exemplo, após um infarto do miocárdio ou um mal-estar vagal.

Tratamento da bradicardia

O tratamento foca na causa da bradicardia. Quando os sintomas surgem, o médico pode prescrever medicamentos (atropina) para aliviá-los temporariamente. As bradicardias fisiológicas não requerem tratamento.

No caso de bradicardias mais graves, como a bradicardia pelo bloqueio sinoatrial, a instalação de um marca-passo pode ser considerada. Esse aparelho é uma pequena caixa implantada sob a pele que controla o ritmo cardíaco.

• Marcos Silva