Ardi Rizal: o "bebê fumante" da Indonésia mudou completamente de vida

Ardi Rizal: o "bebê fumante" da Indonésia mudou completamente de vida

Na idade em que todos os bebês ainda mamam, Ardi Rizal fumava quase 40 cigarros por dia. Depois de ter colocado sua saúde em verdadeiro perigo, saiba quem se tornou esse garotinho alguns anos depois do fim de seu tabagismo.

Em 2010, Ardi Rizal, uma pequena criança da indonésia, escandalizou o mundo ao aparecer em um vídeo onde ele fumava um cigarro após o outro.

Um vício que levou a outro

Viciado em nicotina desde que seu pai lhe deu seu primeiro cigarro aos 18 meses de idade, Ardi Rizal atingiu a idade de 2 anos fumando quase 40 cigarros por dia. A criança era tão viciada em tabaco que, de acordo com sua família, estava tendo graves crises de abstinência se não recebesse a dose diária.

Leia também
Estes gêmeos nasceram com 24 dias de diferença!

Preocupado com a saúde do menino e as imagens desastrosas espalhadas por todo o mundo, funcionários do governo indonésio decidiram, em 2012, enviar Ardi para a reabilitação. Uma iniciativa bem sucedida, mas que criou outro problema.

Depois de combater seu vício em nicotina, Ardi Rizal caiu em outro vício: a comida. Com excesso de peso, a criança teve que lutar novamente para perder seus muitos quilos extras.

Uma vida que se tornou (finalmente) normal

Agora com 9 anos, o menino está muito bem e já não sofre de nenhum vício. De acordo com a revista chinesa "My China News", que recentemente publicou um relatório sobre ele, Ardi "está interessado na escola e passeios com seus amigos" e vive como todas as crianças de sua idade.

• Pedro Souza
Leia mais