Baleia morre depois de comer mais de 7 quilos de plástico

Baleia morre depois de comer mais de 7 quilos de plástico

Um pequeno macho de baleia-piloto morreu essa semana na parte sul da Tailândia depois de engolir mais de 17 sacos de plástico

Uma equipe de veterinários foi encarregada de tratar da baleia, em cujo estômago encontraram mais de 80 sacos plásticos, segundo informações do diretor geral do Departamento de Marinha e Recursos Costais, Jatuporn Burutpat, que falou à CNN.A baleia pesava mais de 500 quilos e media aproximadamente 5 metros.

O grande mamífero veio à morte na sexta-feira à tarde. O ocorrido veio à tona quando o animal foi encontrado flutuando de forma anormal próximo às margens da Malásia, no canal em Nathap. Os veterinários do governo e o Centro de Recursos Marinhos, Pesquisa e Desenvolvimento cuidaram da baleia doente.

Enquanto era executado um serviço de salvamento, a baleia-piloto chegou a vomitar 5 sacolas. Thon Thamrongnawasawat, biólogo marinho e palestrante na Kasetstart University, disse à Sky News que a baleia estava inapta a comer qualquer alimento nutricional por causa de todo o material plástico em seu estômago. "Se você tem 80 sacolas no estômago, você morre", explicou.

Thamrongnawasawat disse ainda que pelo menos 300 animais marinhos, entre eles, baleias-piloto, tartarugas-marinhas e golfinhos, morrem todo ano nas águas da Tailândia por ingestão de plástico.O governo da Tailândia manifestou-se dizendo que irá providenciar medidas para diminuir o impacto, aumentando o nível de alerta a respeito do problema durante o Dia Mundial do Oceano, que acontece nessa sexta-feira.

• Marcos Silva
Leia mais