artrite

A artrite é uma doença inflamatória das articulações. Podemos distinguir diversas formas de artrite: séptica, asséptica ou microcristalina.

O que é a artrite?

A artrite é uma doença inflamatória das articulações. Chamamos de monoartrite quando apenas uma articulação é atingida, de oligoartrite se duas ou três são atingidas e de poliartrite quando há mais de quatro.

Não se deve confundir artrite com artrose. A principal diferença entre as duas está na natureza da dor. No caso da artrite, a dor aparece durante o repouso e pode diminuir ligeiramente com o movimento, ao contrário da artrose, que provoca dores durante o movimento, ou seja, é de ordem mecânica e não inflamatória.

Sintomas da artrite

Cada tipo de artrite apresenta sintomas específicos. No entanto, todas apresentam sinais clínicos característicos de inflamação da membrana sinovial que envolve as articulações: inchaço (edema), vermelhidão, calor e dores articulares. A doença também causa rigidez matinal, aumento da dor no fim da noite que provoca interrupções do sono e uma ligeira melhora quando em atividade.

Formas de artrite

Existem diversas formas de artrite. As artrites assépticas são aquelas que não são provocadas por uma infecção. As mais frequentes são a poliartrite reumatoide, a febre reumática, a espondilite anquilosante, a artrite reativa e a artrite psoriásica.

Já a artrite séptica sucede a contaminação por um germe patógeno e sempre está localizada em apenas uma articulação, a área atingida pela infecção. Se trata, portanto, de uma monoartrite. De acordo com o microorganismo responsável, pode ser uma artrite infecciosa (estafilococos ou estreptococos), uma artrite viral (hepatite, rubéola, AIDS), uma artrite juvenil ou uma artrite de Lyme (provocada pela Doença de Lyme).

A artrite microcistalina é causada pela presença de microcristais na articulação. São cristais de ácido úrico em forma agulha, no caso de gota, e cristais de pirofosfato de cálcio de formato retangular em caso de condrocalcinose articular.

Tratamento da artrite

O tratamento da artrite deve ser adaptado ao tipo da doença que foi diagnosticado. O uso de medicamentos busca controlar a dor e geralmente inclui analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides e de infiltrações de corticoides. Em caso de infecção bacteriana, antibióticos podem ser prescritos.

O tratamento pode ser complementado por sessões de cinesioterapia, ergoterapia ou fisioterapia. Em alguns casos pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica.

Publicado por -