A Apple finalmente confessou: os antigos iPhones ficam mais lentos de propósito quando são atualizados

A Apple finalmente confessou: os antigos iPhones ficam mais lentos de propósito quando são atualizados

Se desde de sua última atualização, você detectou uma curiosa lentidão no seu iPhone 6, 6S ou 7, não se surpreenda. Isso é totalmente normal. Se trata de uma vontade da Apple de proteger a bateria envelhecida de seu aparelho.

O seu antigo iPhone está te dando voltas nos últimos tempos depois de ter atualizado o iOS (10.2.1 no ano passado ou 11.2 nesse ano)? Não entre em pânico. Ele não vai te deixar na mão. Muito pelo contrário.

Se seu iPhone 6, 6S ou 7 está parecendo funcionar à manivela atualmente, é simplesmente porque o processador dele foi deixado mais lento pela Apple para poder poupar sua bateria. "As baterias de lítio perdem sua capacidade de responder aos picos de consumo quando faz frio, quando elas são pouco carregadas ou quando elas envelhecem. No ano passado, nós lançamos uma função para suavizar os picos (de consumo) nos iPhone 6, 6S e SE em caso de necessidade, para evitar que os aparelhos se desliguem de maneira inesperada. Nós desligamos essa função no iPhone 7 com o iOS 11.2", informou na quarta a marca da maçã depois de dois dias de polêmicas.

Uma boa intenção que, contudo, não impediu a Apple de ser criticada por falta de comunicação sobre esse assunto. De fato, muitos culparam a marca de não ter precavido os clientes, que foram muitos, de sofrerem com a lentidão de por uma obsolescência programada e de se sentirem obrigados em comprar um novo iPhone.

• Pedro Souza
Leia mais