ApÍdice

O apêndice é um pequeno prolongamento do ceco no abdômen. Sua função ainda não é totalmente conhecida. Ele é responsável pela apendicite.

Significado: O que é apêndice?

O apêndice, também chamado de apêndice vermiforme ou apêndice ileocecal, é um pequeno prolongamento do ceco (o início do intestino grosso) em forma de dedo. Seu tamanho varia de 4 a 12cm de comprimento e de 4 a 8mm de diâmetro.

O apêndice se encontra do lado direito do abdômen. Dependendo da pessoa, o apêndice pode estar em diferentes locais na cavidade abdominal. Ele também pode se encontrar na fossa ilíaca direita, na pelve ou no flanco direito. Em casos muito raros, pode haver a presença de um segundo apêndice.

Função do apêndice

A função do apêndice é desconhecida. Ele é considerado um resquício da evolução e não tem nenhum papel no organismo. No entanto, alguns pesquisadores estudam a hipótese de que ele poderia servir como um reservatório de bactérias benéficas ao corpo.

Apendicite

A apendicite é uma inflamação aguda do apêndice. É caracterizada por uma forte e repentina dor na área situada abaixo e à direita do umbigo.

É a emergência médica abdominal mais comum. Com efeito, uma operação cirúrgica é indispensável para evitar a ruptura do apêndice, o que pode provocar a perfuração do peritônio. Ela consiste na remoção do apêndice após uma pequena incisão. Essa cirurgia é chamada de apendicectomia.

Publicado por -