anti-histaminico

Os anti-histamínicos são medicamentos geralmente receitados em tratamentos contra alergias. Eles podem ser divididos em dois tipos, mas o que são exatamente? Confira um pequeno panorama sobre esses medicamentos.

O que é um anti-histamínico?

Um anti-histamínico é um medicamento que busca reduzir ou eliminar os efeitos da histamina, um mediador químico secretado pelo corpo, especialmente no caso de reações alérgicas. Sua principal função é destruir substâncias estranhas, mas a molécula também atua sobre outros processos.

Os anti-histamínicos são eficazes contra certos sintomas de crise alérgica, entre eles coceira, nariz escorrendo, olhos lacrimejando e espirros. No entanto, ele não é eficaz contra a asma.

Como funcionam os anti-histamínicos?

Os anti-histamínicos são inibidores de receptores de histamina. Portanto, não afetam a produção de histamina, mas bloqueiam os receptores específicos para essa molécula, impedindo-a de agir.

Existem dois tipos de anti-histamínicos: anti-H1 e anti-H2, que possuem alvos farmacológicos diferentes.

- Os anti-histamínicos H1 têm como alvo os receptores H1, situados pelo corpo inteiro, buscando lutar contra fenômenos alérgicos. Eles são indicados no tratamento sintomático de rinites alérgicas sazonais (febre do feno, urticáriaconjuntivite alérgica etc) e possuem um efeito dilatador sobre os vasos sanguíneos. Dessa forma, impedem as reações de edema (inchaço).

- Os anti-histamínicos H2 agem sobre os receptores H2, especialmente os que estão situados na mucosa gástrica, no estômago. Eles são utilizados nos distúrbios ligados à úlcera do estômago e do duodeno, assim como nos casos de refluxo gastroesofágico, e servem para diminuir a acidez gástrica. Os anti-histamínicos H2 têm um efeito limitado no tratamento das reações alérgicas, mas podem ser indicados para tratar de algumas patologias atópicas, como a urticária crônica.

É importante saber que os anti-histamínicos são apenas um tratamento sintomático e não atuam, portanto, na causa da alergia, ao contrário da dessensibilização (tratamento de cura da alergia).

Publicado por -