Angioplastia

A angioplastia é uma intervenção cirúrgica que tem como objetivo dilatar uma artéria coronária após uma oclusão. Ela permite restabelecer a circulação do sangue para o coração.

Que o que é angioplastia?

A angioplastia é uma intervenção cirúrgica que tem como objetivo dilatar uma artéria coronária. Ela busca restabelecer a circulação sanguínea após uma oclusão arterial. Ela é utilizada em casos de um estreitamento dos vasos sanguíneos ou de uma estenose coronária.

Ao longo do tempo, a gordura pode se acumular na parede das artérias. Estas placas, chamadas de ateromas, são constituídas de colesterol, tecido fibroso e células inflamatórias. Elas obstruem gradualmente o lúmen vascular e tornam o fluxo sanguíneo mais lento.

Quando uma artéria coronária é afetada por este fenômeno, sua circulação sanguínea para o coração fica comprometida. O oxigênio levado não é mais suficiente. Isso pode causar angina de peito ou, em caso de uma oclusão total, um infarto do miocárdio.

Processo de uma angioplastia

A angioplastia consiste em inserir um balão vazio fixado em uma sonda até o local da oclusão. Para isso, uma pequena incisão é feita na coxa sob anestesia local. Em seguida, o cateter é inserido na artéria femoral. Uma vez no local da obstrução, o balão é inflado com a ajuda de uma seringa equipada com manômetro para comprimir a placa de ateroma contra a parede. Isso causa o aumento do diâmetro da artéria coronária. O balão é, então, esvaziado para restabelecer a circulação sanguínea.

Para evitar que uma placa se forme novamente, geralmente um stent é colocado em torno da sonda. Ele é uma prótese metálica em forma de tubo. Quando um balão é inflado, o stent é colocado e adere à parede da artéria. Mesmo quando o cateter é retirado, o stent permanece no lugar e mantém a artéria aberta.

A duração da angioplastia de cerca de 45 a 90 minutos. A intervenção não é dolorosa e não demanda muito tempo recuperação. O tempo de internação varia de 2 a 3 dias. No entanto, no caso do uso de um stent, um tratamento antiplaquetário à base de aspirina e de clopidogrel deve ser seguido durante vários meses.

Publicado por -